sexta-feira, 21 de junho de 2013

O mundo inteiro cabe dentro de um só bairro


 
Festival “O Bairro i o Mundo” é o nome do evento que durante os próximos dias promete mudar o bairro da Quinta da Fonte, na freguesia da Apelação, que será palco de inúmeras manifestações artísticas e culturais.
Quem passar pela estrada que liga as cidades de Loures e Sacavém, através da freguesia da Apelação, não vai ficar indiferente às imagens que, imponentes, saltam agora à vista de todos. A pintura de enormes graffiti nos prédios da urbanização – feitas por profissionais – são a face mais visível de uma intervenção artística que pretende derrubar preconceitos e juízos de valor criados principalmente após os incidentes ocorridos no verão de 2008.
A ideia da Câmara Municipal de Loures e da associação artística Teatro IBISCO – organizadores do evento – é mostrar o bairro ao mundo e trazer o mundo ao bairro. Nesse sentido, foi preparada uma programação cultural que toca várias áreas como o teatro, dança, cinema, debates, fotografia, gastronomia e música, num ambiente que se espera de festa e de paz.
 

A paz que se quer para sempre
O arranque oficial para este evento especial foi dado no dia 20 junho, junto à sede do Teatro IBISCO, numa cerimónia onde Sónia Paixão, vereadora da autarquia, classificou este projeto de “megaevento que tem como objetivo quebrar a barreira do preconceito. O nosso grande desejo é mudar a imagem do bairro onde vivem perto de 2500 pessoas”. A Edil afirmou ainda que foram “reabilitados equipamentos coletivos e espaços públicos, sempre que possível com cuidados ambientais”, e destacou o papel “valiosíssimo das empresas que através da responsabilidade social foram imprescindíveis para a realização do evento”.
 
Já Susana Arrais, encenadora do Teatro IBISCO, lembrou que no início deste projeto “tudo parecia um sonho impossível”. No entanto, frisou, “a nossa presença aqui hoje prova o contrário”. Susana Arrais recordou ainda que os jovens que fazem parte da associação artística “são hoje verdadeiros ídolos e exemplos de comportamento para os outros jovens”, deixando depois uma mensagem de esperança:  “A paz está sempre em construção.”
Para o presidente da Junta de Freguesia da Apelação, António Louro, “o bairro tem de passar a ser conhecido pelas melhores razões”, recordando o contributo positivo que tanto o grupo de teatro como o Contrato Local de Segurança tiveram nos últimos anos, na freguesia”.
Segundo a Alta-Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rosário Farmhouse, “este evento deve ser inspirador para o resto do mundo. Este bairro soube dar a volta num momento muito difícil.    A paz, é preciso construí-la todos os dias”, concluiu.
“Há aqui uma nova vida!” Foi esta a forma encontrada por Carlos Teixeira, presidente da Câmara Municipal de Loures, para sintetizar toda a intervenção artística que está a ser desenvolvida na Quinta da Fonte, agradecendo a todos – participantes, voluntários, empresas, jovens, artistas e técnicos municipais.
Nesta breve cerimónia oficial marcaram também presença os vereadores Ricardo Lima e Maria Eugénia Coelho, os presidentes das juntas de freguesia de Camarate e Unhos, o secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, Vítor Ramalho, bem como os anteriores responsáveis máximos pelo Contrato Local de Segurança, Rui Pereira e Dalila Araújo, respetivamente ex-ministro da Administração Interna e ex-governadora civil de Lisboa.
 
 
Fonte: CMLoures

Sem comentários:

Enviar um comentário